Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
No planetário do Rio de Janeiro, os visitantes ficam literalmente nas nuvens. Em suas sessões de cúpula, acomodados em poltronas reclinadas, experimentam a sensação de estarem imersos no espaço. A Fundação Planetário possui três cúpulas para a projeção do céu: duas localizadas em sua sede na Gávea e a outra instalada em Santa Cruz, desde janeiro de 2009. Na Gávea, a cúpula Carl Sagan, com 260 lugares, funciona com um projetor optomecânico, e a Galileu Galilei, com 90 lugares, possui um sistema de planetário digital, assim como a de Santa Cruz, com 88 lugares. Criada em 1970, a fundação conta, ainda, com o Museu do Universo, telescópios para observação celeste, biblioteca, espaço de leitura e salas de aula para iniciação científica e atualização de professores. Além disso, oferece cursos de astronomia para o público em geral, colônia de férias para crianças e desenvolve o projeto Dormindo com as estrelas, em que crianças de sete a 11 anos dormem uma noite na instituição e participam de diversas atividades.
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo 100, Gávea, Rio de Janeiro.
Site: http://www.planetariodorio.com.br/
Facebook: @planetariodorio
Twitter: @PlanetarioDoRio
E-mail: acsplanetario@gmail.com
Telefone: +55 21 2088-0536
Contato específico para acessibilidade: +55 21 2088-0537
Visitação:
Terça a sexta-feira: de 9h às 17h.
Sábados, domingos e feriados: de 14:30h às 17h.
Entrada paga.
Acessibilidade
- Algumas entradas e saídas estão em nível ou possuem rampas de acesso ou equipamentos eletromecânicos.
- Alguns sanitários adaptados.
- Alguns serviços públicos são acessíveis e estão em altura apropriada para pessoas em cadeira de rodas, mobilidade reduzida ou de baixa estatura.
- Alguns bebedouros acessíveis.
- Estacionamento com vagas reservadas.
- Algumas obras, experimentos interativos e equipamentos da exposição estão dispostas em uma altura acessível para pessoas em cadeira de rodas, mobilidade reduzida ou de baixa estatura.
- Locais de reunião, auditórios, cinemas, teatros, planetários são acessíveis a pessoas em cadeira de rodas e mobilidade reduzida.
- Algumas placas explicativas, painéis, da exposição em braille e/ou pauta ampliada.
- Alguns equipamentos, experimentos, objetos, da exposição podem ser manipulados/tocados.
- Alguns materiais audiovisuais possuem tradução em Libras.
- Sessão de Planetário em Libras.
- Adaptação de visitas monitoradas, mediante agendamento.
Download
Faça o Download do Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e Caribe completo, gratuitamente, AQUI.
Versões em Português e Espanhol, com ou sem áudio descrição.