Museu da Vida
O Museu da Vida é um espaço da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fiocruz que visa produzir e disseminar o conhecimento histórico da saúde e das ciências biomédicas, preservar e valorizar o patrimônio cultural da saúde e divulgar ciência e tecnologia, de forma a contribuir para o desenvolvimento científico, cultural e social. Criado em 1999, o museu realiza exposições, peças de teatro e atividades lúdicas e interativas, que buscam instigar o interesse do público pelos processos e avanços científicos e seus impactos no cotidiano. O museu pretende, sobretudo, ampliar o nível de participação da sociedade em questões ligadas à ciência, à saúde e à tecnologia. O circuito de visitação tem início no Centro de Recepção, onde o visitante recebe informações e orientações e pode embarcar no Trenzinho da Ciência, para conhecer suas áreas de visitação: Passado e Presente, Parque da Ciência, Ciência em Cena, Salas de Exposições Temporárias e Borboletário. Eles possuem exposições de longa duração, que abordam temas como saúde, biodiversidade, evolução, energia, arte e ciência, percepção sensorial, óptica e história da saúde e da ciência. Possui outros setores que buscam fazer a articulação com professores e escolas, promover o debate e a reflexão sobre a divulgação científica, realizar estudos para avaliar seu público, desenvolver produtos multimídias e de divulgação, além de preservar o acervo museológico da Fiocruz. O museu também amplia seu público por meio de exposições itinerantes e do Ciência Móvel, um caminhão que leva exposições, jogos, módulos interativos, vídeos científicos, contadores de histórias e palestras para todo o Sudeste do país. Na área de formação, possui o Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, o Curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, em parceria com outras instituições; o Programa de Iniciação a Divulgação e Popularização da Ciência/PROPOP para estudantes universitários e o Programa de Produção Cultural, para jovens de 16 a 19 anos matriculados no ensino médio de escolas públicas dos territórios de Manguinhos e Maré.
Endereço: Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro.
Site acessível: www.museudavida.fiocruz.br (VLibras)
Facebook: @museudavida
Twitter: @museudavida
E-mail: museudavida@fiocruz.br
Telefone: +55 21 2590-6747, +55 21 3865-2110
Contato específico para acessibilidade: +55 21 2590-6747, +55 21 3865-2128
Visitação:
Terça a sexta-feira: de 9h às 16:30h.
Sábado: de 10h às 16h.
Entrada gratuita.
Acessibilidade
- Alguns sanitários acessíveis.
- Elevadores acessíveis no Castelo Mourisco e no prédio da sede.
- Bebedouros acessíveis.
- Oferece cadeira de rodas ou carrinhos motorizados para uso interno.
- Locais de reunião, auditórios, cinemas, teatros, planetários são acessíveis a pessoas em cadeira de rodas e mobilidade reduzida.
- Alguns equipamentos, experimentos, objetos, da exposição podem ser manipulados/tocados por todos.
- Algumas réplicas de obras ou de animais, animais vivos, ou espécimes podem ser manipulados/tocados por todos.
- Possui intérprete de Libras, mediante agendamento.
- Visitas monitoradas para promoção da acessibilidade, mediante agendamento prévio.
Download
Faça o Download do Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e Caribe completo, gratuitamente, AQUI.
Versões em Português e Espanhol, acessíveis a leitores de tela e com audiodescrição.