Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana. E por que um Museu do Amanhã? Porque vivemos em uma nova era, em que o conjunto da atividade humana tornou-se uma força de alcance planetário. Somos capazes de intervir na escala de moléculas e de continentes.
Manejamos átomos e criamos microrganismos artificiais. Desviamos ocurso de grandes rios, alteramos florestas, influenciamos a atmosfera, transformamos o clima. Habitamos um planeta que vem sendo profundamente modificado por nossas ações. Que amanhãs serão gerados a partir de nossas próprias escolhas? O Museu do Amanhã oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?
Orientado pelos valores éticos da Sustentabilidade e da Convivência, essenciais para a nossa civilização, o museu busca também promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta. Um museu para ampliar nosso conhecimento e transformar nosso modo de pensar e agir.
Endereço: Praça Mauá, 1, Centro, Rio de Janeiro.
Site acessível: www.museudoamanha.org.br
(total leitura pelos aplicativos de leitura de tela; tamanho da fonte)
Facebook: @museudoamanha
Twitter: @museudoamanha
E-mail: contato@museudoamanha.org.br
Telefone: +55 21 3812-1815
Contato específico para acessibilidade: visitas@museudoamanha.org.br
Visitação:
Terça-feira a domingo: de 10h às 18h.
Entrada paga.
Acessibilidade
- Entradas e saídas em nível ou que possuem rampas de acesso ou equipamentos eletromecânicos.
- Sanitários acessíveis.
- Alguns serviços públicos são acessíveis e estão em altura acessível a pessoas em cadeira de rodas, mobilidade reduzida ou baixa estatura.
- Elevadores de passageiros adaptados.
- Bebedouros acessíveis.
- Oferece cadeira de rodas para uso interno.
- Algumas exposições e obras estão dispostas em altura acessível.
- Locais de reunião, auditórios, cinemas, teatros, planetários são acessíveis a pessoas em cadeira de rodas e mobilidade reduzida.
- Piso tátil em toda a extensão do museu.
- Algumas placas explicativas, painéis, da exposição estão em braille e/ou pauta ampliada.
- Equipamentos, experimentos, objetos, da exposição podem ser manipulados/tocados por todos.
- As questões abordadas no museu são desdobradas em experiências táteis.
- Alguns materiais audiovisuais possuem audiodescrição.
- Mapa tátil na exposição temporária.
- Há audiodescrição da exposição principal via tablet retirado no guarda volumes. Para as exposições temporárias, a audiodescrição pode ser acessada via QR Codes, que podem ser acessados pelo smartphone do próprio visitante ou pelo tablet retirado no guarda-volumes.
- Guia vidente, mediante agendamento.
- Alguns materiais audiovisuais possuem tradução em Libras.
- Todos os materiais audiovisuais possuem legendas em português.
- O vídeo-guia pode ser retirado no guarda volumes.
- Disponibilidade de um educador surdo e um educador fluente em Libras. As equipes de atendimento e de educadores são formadas no básico de Libras.
-
O VLT (veículo leve sob trilhos) chega até bem próximo do museu e pessoas em cadeira de roda podem seguir pela Praça Mauá. Contudo, para pessoas com mobilidade reduzida esse pode ser um caminho longo.
Download
Faça o Download do Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e Caribe completo, gratuitamente, AQUI.
Versões em Português e Espanhol, com ou sem áudio descrição.