Museu Nacional/UFRJ
O Museu Nacional - MN/UFRJ, criado por D. João VI em 6 de junho de 1818, é a primeira instituição museológica e de pesquisa científica do Brasil. Seu objetivo era impulsionar o desenvolvimento científico nacional. Inicialmente sediado no Campo de Sant’Ana, o museu foi transferido em 1892, após a Proclamação da República, para a antiga residência da Família Real, o Paço de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista. É o maior museu de história natural da América Latina, com um acervo de cerca de 20 milhões de itens. É uma instituição de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abriga vastas coleções de história natural e antropologia, com cerca de 20 milhões de itens, como base de suas exposições públicas e de um permanente trabalho de investigação sobre o patrimônio natural e social do planeta. Integra a estrutura da UFRJ desde 1946 e mantém em seu estatuto o caráter nacional. Seu compromisso com a Educação e com a Divulgação e Popularização da Ciência o acompanha desde a criação, há 200 anos. O visitante tem muito a conhecer nas galerias de paleontologia, evolução humana, Egito Antigo, Cultura Greco-Romana, arqueologia brasileira, arqueologia pré-colombiana, culturas do Pacífico, África, etnologia indígena, Aves, Invertebrados e Entomologia, além de diversas exposições temporárias. Além do Palácio, o museu dispõe de horto, herbário, biblioteca e seis departamentos - que compreendem as áreas de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Vertebrados e Invertebrados. Em 1927, criou o primeiro setor educativo de um museu brasileiro, marco da institucionalização da educação museal no país. Conta com nove cursos de pós-graduação, sendo três lato sensu (especialização) e seis stricto sensu (Mestrado e Doutorado).
Endereço: Parque da Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Site: http://www.museunacional.ufrj.br/
Facebook: @MuseuNacionalUFRJ
E-mail: museu@mn.ufrj.br
Telefone: +55 21 3938-1123
Contato específico para acessibilidade: agendamento.nap@mn.ufrj.br
Visitação:
Segunda-feira: de 12h às 16h.
Terça-feira a domingo: de 10h às 16h.
Durante o horário de verão fecha mais tarde, às 17h.
Após o fechamento, os visitantes têm ainda mais 60 minutos para desfrutar das exposições.
Entrada paga.
Acessibilidade
- Entrada e saída em nível para o primeiro salão e rampa de acesso, onde cadeiras de rodas podem acessar com auxílio de terceiros, apenas para duas outras salas.
- Sanitário acessível, porém dois lances de escadas (de 3 e 4 degraus) devem ser superados até sua entrada.
- O elevador tem acesso pela entrada de serviço que possui um grande degrau que dificulta o acesso de pessoa com baixa mobilidade/ cadeira de roda. Porém é o meio seguro de acesso ao segundo andar de exposições para pessoa em cadeira de roda ou com baixa mobilidade.
- Bebedouros parcialmente acessíveis para pessoas em cadeira de rodas, de baixa estatura e com mobilidade reduzida. Isso porque, da entrada até sua localização há dois lances com 3 e 4 degraus a serem transpostos.
- Possui três cadeiras de rodas para uso interno.
- Uma exposição acessível fica em local acessível após dois lances de 3 e 4 degraus. Em duas outras salas acessíveis por rampa (cadeira de rodas devem ser empurradas para superar o aclive), há algumas peças expostas em altura acessível.
- Um auditório/ espaço de reunião é parcialmente acessível a pessoas em cadeira de rodas e mobilidade reduzida. Deve ser superado o lance de três e mais um degraus para entrar no mesmo. Há um auditório na biblioteca do Horto Botânico que é acessível para pessoa de baixa mobilidade, porém não possui sinalização tátil.
- Alguns equipamentos e experimentos interativos que podem ser manipulados/ tocados por todos.
- Algumas réplicas das obras/equipamentos para que a pessoa com deficiência visual possa tocar. Há uma exposição pensada para ser interativa e acessível (mobiliário adaptado, Libras, Braile, peças para toque) e outras três exposições com peças e/ou réplicas do acervo disponíveis para toque.
- Uma exposição conta com catálogo em braille e outra conta com etiquetas em dupla leitura, braile e em tipo ampliado com bom contraste.
- Exposições com vídeos em Libras e legenda em português, acessível através de celular próprio do visitante por QRCode ou em tablet a ser emprestado por mediador do Setor Educativo.
- O Espaço Ciência Acessível tem material disponível ao toque que atende parcialmente este grupo.
- A Seção de Assistência ao Ensino (SAE) atende aos grupos agendados desde que a equipe tenha disponibilidade. Os grupos com necessidades educacionais especiais têm prioridade neste atendimento. Agendamento: Núcleo de Atendimento ao Público - NAP, pelo e-mail: agendamento.nap@mn.ufrj.br ou pelo telefone: +55 21 3938-1123.
-
Transporte público farto no entorno. Os acessos de estação de trem e metrô possuem rampas, elevadores e piso tátil.
Download
Faça o Download do Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e Caribe completo, gratuitamente, AQUI.
Versões em Português e Espanhol, com ou sem áudio descrição.