Planetário Professor José Baptista Pereira UFRGS
Localizado no campus Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Planetário Prof. José Baptista Pereira foi um dos primeiros planetários fixos a serem instalados no Brasil, no ano de 1972, quando ainda havia poucos exemplares no mundo. Seu nome homenageia o professor de engenharia da universidade, pelo seu trabalho em prol da astronomia no Rio Grande do Sul. Naquele mesmo ano, um pouco antes de sua inauguração, recebeu a ilustre visita dos astronautas norte-americanos James Lovell, tripulante da Apolo 13, e Donald Slayton, diretor de tripulação de voo da NASA. Hoje, é um dos poucos planetários do Brasil a manter seu equipamento original em atividade. O projetor, instalado em uma cúpula com 120 lugares, permite visualizar a imagem de oito mil estrelas, além de planetas e satélites do Sistema Solar. Com a simulação dos movimentos da Terra, proporciona ao espectador a sensação de contemplar o céu tal como é percebido na natureza, longe da poluição luminosa. O planetário também dispõe de uma sala multimídia com 70 lugares, para palestras e cursos. O projeto de Divulgação Científica desenvolvido pela instituição promove observações do céu por meio de telescópios, e sua programação visa atender a estudantes de todos os níveis e ao público em geral.
Endereço: Avenida Ipiranga, 2000, Santana, Porto Alegre.
Site: www.planetario.ufrgs.br
E-mail: planetario@ufrgs.br
Telefones: +55 51 3308-5384
Contato específico para acessibilidade: +55 51 3308-5384
Visitas:
Grupos escolares com agendamento:
Segunda a sexta-feira: de 8h às 12h e de 14h às 18h
Público em Geral:
Domingo: 16h e 18h
Pago para grupos escolares.1 Kg de alimento não perecível para público em geral.
Acessibilidade
- Todas as entradas e saídas estão em nível ou possuem rampas de acesso ou equipamentos eletromecânicos para mobilidade das pessoas com deficiência.
- Alguns serviços públicos são acessíveis e estão em altura acessível para pessoas em cadeira de rodas, mobilidade reduzida ou de baixa estatura.
- Alguns bebedouros acessíveis.
- Estacionamento com vaga reservada.
- Algumas das obras estão dispostas em altura acessível.
- Todos os locais de reunião, auditórios, cinemas, teatros, planetários são acessíveis a pessoas em cadeira de rodas e mobilidade reduzida.
- Alguns materiais audiovisuais possuem audiodescrição.
- Audiodescrição em alguns espaços e exposições do Planetário.
- Acessibilidade parcial no entorno do Planetário: piso tátil e ônibus público com acessibilidade.
Download
Faça o Download do Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e Caribe completo, gratuitamente, AQUI.
Versões em Português e Espanhol, com ou sem áudio descrição.