Pesquisas
Divulgação científica e museus de ciências: acesso, acessibilidade e inclusão
Leis de Inclusão da pessoa com deficiência em países da América Latina
A experiência de pessoas com deficiência visual: a acessibilidade e a inclusão na Casa da Descoberta (UFF) e no Museu da Geodiversidde (UFRJ)
A expriência de crianças e pré-adolescentes com Síndrome de Down e suas famílias em museus de ciências
Acessibilidade nos livros de comentários de museus
Participações em Eventos
No dia 09 de novembro de 2021, o grupo MCCAC participou da 48º Conferencia Anual do CIMUSET (Comitê Internacional para Museus e Coleções de Ciência e Tecnologia) apresentando o trabalho “Accessible virtual exhibitions of Brazilian science museums: mapping themes, strategies and challenges”. Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que está em desenvolvimento sobre exposições brasileira online acessíveis, onde foi realizado um o mapeamento e análise dessas exposições. Foi analisada a presença de recursos assistivos em 101 exposições virtuais organizadas pelos 69 museus acessíveis presentes no Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e do Caribe, dos quais apenas 25 museus ofertavam exposições com algum recurso ou ferramenta assistiva, compreendendo 95 exposições virtuais acessíveis.
O trabalho foi apresentado por Jessica Norberto Rocha, Letícia Carvalho de M. Marinho, Marcelle Pita S. do Carmo, Gabriela Heck, Taáte P. T. Silva e Willian Vieira de Abreu.
Você encontra a apresentação completa em inglês, no link https://youtu.be/TBExp-_-wLw
No dia 15 de outubro, o grupo MCCAC participou da sessão de mesa redonda do Simpósio Internacional de Comunicação Científica Inclusiva (Inclusive SciComm Symposium) de 2021, apresentando o trabalho “Accessible virtual exhibitions of Brazilian science museums: mapping themes, strategies and challenges”. Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que está em desenvolvimento sobre exposições brasileira online acessíveis, onde foi realizado um o mapeamento e análise dessas exposições. Foi analisada a presença de recursos assistivos em 101 exposições virtuais organizadas pelos 69 museus acessíveis presentes no Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e do Caribe, dos quais apenas 25 museus ofertavam exposições com algum recurso ou ferramenta assistiva, compreendendo 95 exposições virtuais acessíveis.
O trabalho foi apresentado por Jessica Norberto Rocha, Letícia Carvalho de M. Marinho, Marcelle Pita S. do Carmo, Gabriela Heck, Taáte P. T. Silva e Willian Vieira de Abreu.
Você encontra a apresentação completa, em inglês, no link https://youtu.be/pivqVAODpOA
Nos dias 08 e 14 de outubro de 2021, o grupo MCCAC participou da 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da FioCruz (2021) - “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.
No dia 08 foi apresentado o minicurso: “Recursos de Acessibilidade para Divulgação Científica em Redes Sociais”, apresentada pelos membros Letícia Marinho, Marcus Andrade e Rodrigo Machado, coordenado por Willian Abreu. O minicurso abordou os recursos de acessibilidade disponíveis em redes sociais, seus modos de uso e a sua
importância para uma Divulgação Científica inclusiva.
No dia 14 de outubro de 2021, foi ministrada a oficina “Criando Sinais Científicos em Libras: um passo para a acessibilidade em museus de ciências”, pelas membras Gabriela Heck e Marcele Pita,coordenado por Jéssica Norberto Rocha. Na ocasião, foram discutidos aspectos relacionados à Língua de Sinais, a comunidade surda, a educação de surdos no campo da ciência, a influência dos Museus de Ciências na educação de surdos e foi apresentado o Glossário de Sinais de Museus Brasileiros. Você encontra a apresentação completa no link https://youtu.be/PnypKy3jZmk
No da 06 de outubro de 2021, o grupo MCCAC participou da Conferência Anual da Associação de Centros de Ciência e Tecnologia (ASTC Annual Conference) com a apresentação do trabalho “The development of a sign language glossary for Brazilian Science Museums and Centers”. Nessa apresentação, foi discutido o processo de criação do Glossário de Sinais de Museus Brasileiros desenvolvido pelo MCCAC, apresentando o processo de criação, divulgação e lançamento do glossário, além de desafios e perspectivas furutas. Você encontra a apresentação completa no link https://youtu.be/eaEGm7CLt9E.
É sempre bom fazer novas redes e nutrir as que já temos. Ficamos muito felizes de ver como os museus do Rio de Janeiro têm avançado na discussão e implementação da acessibilidade! Veja mais em: https://www.facebook.com/
IV Encuentro Iberoamericano Musa Cyted “Museos de ciencias: mediación pedagógica, accesibilidad e inclusión”, realizado em 07 e 08 outubro de 2019), em La Plata, Argentina. Uma iniciativa do Musa, red iberoamericana de museos y centros de ciencia, Cyted, Mundo Nuevo, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (Brasil) e RedPOP.
Nosso grupo, representado por Jessica Norberto Rocha e Willian Abreu, ofertaram a oficina “Accesibilidad en museos y centros de ciencias: sentidos, experiencias y desafíos” para um grupo diverso de profissionais de museus e centros de ciências de toda a Argentina! Confira em: https://www.facebook.com/grupomccac/posts/2501051253474336
Dia 04/10, Jessica Norberto Rocha, coordenadora do MCCAC, fez uma palestra no COPUCI 2019 – VII Congreso Internacional de Comunicación Pública de la Ciencia y la Tecnologia, organizado pela Universidad Nacional de Cordoba, em Cordoba. Na oportunidade ela falou de Acessibilidade e inclusão em museus de ciências latino-americanos na mesa “Construcción de ciudadanías, derechos y comunicación pública de la ciencia y la tecnologia”, juntamente com Valeria Meirovich, Diego Hurtado e Carmelo Polino. Confira em: https://www.facebook.com/grupomccac/posts/2501041660141962
O professor Willian, membro do nosso grupo, foi convidado para falar no palco STEAM sobre Planetário: uma poderosa ferramenta para a divulgação da Ciência na Campus Party Brasil – 2019 #cpbr 12 #cpbr e claro que não podia faltar a discussão sobre os desafios da implementação de estratégia de acessibilidade desses espaços.
Estamos orgulhosos de estarmos cada vez mais levando essa pauta para diferentes públicos, afinal, a inclusão deve ser pensada e praticada por todos.
Confira o vídeo da apresentação
Participamos do “Taller Ibero-americano de Musos y Centros de Ciencia” no Museo Interactivo de Ciencia (MIC) em Quito, Equador , organizado pela Red MUSA-Cyted. Confira AQUI
Continuamos marcando presença no VI ENAC.
Este ano, Kamylla Passos Dos Santos, que estuda os livros de comentários de museus e centros de ciências na sua pesquisa de mestrado, apresentou o traballho "Segue a preocupação com acessibilidade!: Os Livros de Comentários da Casa da Ciência (UFRJ) e Museu Ciência e Vida (Fundação Cecierj)" no VI Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural.
Confira como foi o evento no site: https://enacufrj.wordpress.com
e no facebook:
https://www.facebook.com/Encontro-Nacional-De-Acessibilida…/
Confira tudo o que rolou no 3º encontro nesta página especial sobre o evento.
No dia 29 de agosto, a coordenadora do nosso Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis Jessica Norberto Rocha, participou do evento Ciencia, Museos y Sociedad: conversaciones en torno a la mediación en museos de ciencia, realizado no Maloka Museo Interactivo, em Bogotá (Colômbia), organizado pela Musa Iberoamericana: Rede de Museus e Centros de Ciências-Cyted, INCT Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia-Brasil e pela RedPOP.
https://grupomccac.org/2018/08/30/cms/
Jessica Norberto - coordenadora do Grupo MCCAC - participou da mesa coordenada por Luisa Massarani sobre estratégias de como envolver pessoas com deficiência, na conferência anual da Rede de museus e centros de ciências da Europa - Ecsite 2018, realizada em Genebra. As apresentações estarão disponíveis em breve no site do encontro. Clique AQUI para conferir.
https://grupomccac.org/2018/06/14/ecsite2018/
O MCCAC participou do V Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural, organizado pela UFRJ, com quatro trabalhos:
- Grupo de Pesquisa Museus e Centros de Ciências Acessíveis (autoria: Jessica Norberto Rocha, Aline Molenzani, Luiz Gustavo Inacio, Luisa Massarani, Willian Abreu)
- PublicAcessibilidade: mapeando artigos sobre acessibilidade em museus, espaços científico-culturais e ações de divulgação científica no Brasil (autoria: Laura Cordiolli, Jessica Norberto Rocha, Juliana Cardoso Gonçalves, Flávia Barros Ferreira)
- Leis de inclusão da pessoa com deficiência em países da América Latina: diálogos sobre o acesso a museus e espaços científico-culturais (autoria: Flávia Barros Ferreira e Jessica Norberto Rocha)
- Diagnóstico da Acessibilidade do Centro de Ciências Itinerante Caravana da Ciência/ RJ – Brasil (autoria: Luiz Gustavo Inacio e Jessica Norberto Rocha).
Jessica Norberto Rocha e Willian Abreu apresentaram no XXII Encontro da Associação Brasileira de Planetários, o trabalho “Diagnóstico da Acessibilidade em Planetários e Observatórios Astronômicos do Brasil”. Este trabalho é um recorte dos resultados dos planetários, observatórios astronômicos e museus e centros de ciências que possuem planetários da pesquisa do MCCAC em parceria com a RedPoP “Diagnóstico de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências no Brasil e na América Latina”.
Luiz Gustavo Inacio apresentou no 20o ENAST o trabalho “Diagnóstico da Acessibilidade em Planetários e Observatórios Astronômicos do Brasil”. Este trabalho é um recorte dos resultados dos planetários, observatórios astronômicos e museus e centros de ciências que possuem planetários da pesquisa do MCCAC em parceria com a RedPoP “Diagnóstico de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências no Brasil e na América Latina”.
A coordenadora do MCCAC, Jessica Norberto Rocha, apresentou no dia 23/08/2017 os resultados preliminares da pesquisa “Diagnóstico de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências na América Latina” na Sessão especial organizada pela RedPop e Unesco “Divulgación Científica en América Latina: ?dónde estamos y para dónde vamos?”. No mesmo evento, Jessica apresentou a pesquisa “Diagnóstico da Acessibilidade do Centro de Ciências Itinerante Caravana da Ciência/ RJ – Brasil” de autoria de Luiz Gustavo Inacio.
A coordenadora do MCCAC, Jessica Norberto Rocha, apresentou a pesquisa PublicAcessibilidade na mesa redonda “Diagnóstico da pesquisa em divulgação científica” no Simpósio “A ciência da divulgação científica: a construção de um campo acadêmico”, organizado pelo Museu da Vida, mestrado acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, ambos da Casa de Oswaldo Cruz, e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia voltado para a Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.
No dia 20/07/ 17, a coordenadora do MCCAC, Jessica Norberto Rocha, participou da mesa redonda “Acessibilidade e divulgação científica: os museus e centros de ciência estão preparados para ser espaços acessíveis?” na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belo Horizonte. Na ocasião, foram apresentados os dados da pesquisa de Diagnóstico de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências na América Latina e outras pesquisas que estão em desenvolvimento pelo Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis e pela RedPOP.
“Acessibilidade e divulgação científica: os museus e centros de ciência estão preparados para ser espaços acessíveis?”
Coordenadora: Gleydes Gambogi Parreira (UFMG)
Palestrantes: Luisa Medeiros Massarani (RedPOP/Museu da Vida – Fiocruz), Jessica Norberto Rocha (Fundação Cecierj e MCCAC) e Viviane Sarraf (Museus Acessíveis)
Aline Molenzani apresentou a pesquisa “Diagnóstico dos recursos de acessibilidade destinado às pessoas com deficiência nos websites dos centros e museus de ciências do Brasil”, de co-autoria de Jessica Norberto Rocha e Daniele Molenzani, no Porto ICRE 17 - International Conference of Research in Education, realizado em Porto, Portugal. presente trabalho apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo principal identificar quais centros e museus de ciências do Brasil oferecem recursos de acessibilidade em seus websites para que as pessoas com deficiência possam ter acesso ao conteúdo disponibilizado neste meio de comunicação.
A coordenadora do MCCAC apresentou no 3 Encontro de Divulgação da Ciência e Cultura, na UNICAMP, a pesquisa “Acessibilidade nos museus e centros de ciências da cidade de São Paulo”. Este estudo é fruto do TCC de Aline Molenzani, orientado por Jessica Norberto Rocha, no curso de Aperfeiçoamento em Educação Científica da UFMG/ UAB. A pesquisa, desenvolvida em 2015, teve como objetivo principal identificar quais museus de ciências da cidade de São Paulo oferecem recursos para que as pessoas com deficiência possam visitar e participar de suas exposições.
Aline Molenzani apresentou sua pesquisa “Acessibilidade nos museus e centros de ciências da cidade de São Paulo” no I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e 13a Jornada de Educação Especial, realizado na UNESP. Este estudo é fruto do seu TCC, orientado por Jessica Norberto Rocha, no curso de Aperfeiçoamento em Educação Científica da UFMG/ UAB. A pesquisa, desenvolvida em 2015, teve como objetivo principal identificar quais museus de ciências da cidade de São Paulo oferecem recursos para que as pessoas com deficiência possam visitar e participar de suas exposições.
A coordenadora do MCCAC, Jessica Norberto Rocha, apresentou no 2O Encontro da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências as pesquisas “Acessibilidade nos museus e centros de ciências da cidade de São Paulo”, de autoria de Aline Molenzani e Jessica Norberto Rocha, e Diagnóstico de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências na América Latina, de autoria o grupo MCCAC.
Aline Molenzani apresentou a pesquisa “Recursos de acessibilidade nos websites dos centros e museus de ciências do Brasil”, de co-autoria de Jessica Norberto Rocha e Daniele Molenzani, no VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, realizado na UFSCAR. Este trabalho apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo principal identificar quais centros e museus de ciências do Brasil oferecem recursos de acessibilidade em seus websites para que as pessoas com deficiência possam ter acesso ao conteúdo disponibilizado neste meio de comunicação.