Compartilhe/Share

Live “Desafios da inclusão e diversidade no ensino superior”


Data: 2 de dezembro

Mediadora: Shelyn Yamakami
Universidade Estadual de Maringá – UEM

E-mail

Website

Mini Bio: Doutorado em Ciências pelo Programa de Odontologia Restauradora da Universidade de São Paulo (FORP-USP). Doutorado sanduíche na Harvard School of Dental Medicine (HSDM) junto ao programa Restorative Dentistry and Biomaterials Sciences. Mestrado em Odontologia Integrada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Maringá.


Convidada 1: Luciana Tavares Perdigão
Fundação Cecierj

Mulher branca de cabelos castanhos grisalhos cacheados e compridos. Tem sobrancelhas e olhos castanhos, usa óculos de armação preta, blusa com listras horizontais em tons de cinza e azul e está sorridente.

E-mail

Lattes

Minibio: Coordenadora do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Fundação Cecierj. Doutoranda em ciências, tecnologias e inclusão (UFF) e mestre em diversidade e inclusão (UFF). Especialista em tradução audiovisual acessível (UECE), design instrucional para EAD (UNIFEI) e informática aplicada (CEFET MG). Bacharel em Design Gráfico (UEMG). Pesquisadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva – NEEI/UERJ. Coordenadora das disciplinas de Introdução à audiodescrição e Audiodescrição para videoaulas do Programa de Formação de Professores da Diretoria de extensão da Fundação Cecierj. Servidora Técnica em EAD / Divulgação Científica na mesma instituição.


Convidada 2: Débora de Mello Gonçales Sant´Ana
Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

E-mail

Página UEM

ResearchGate

Minibio: Graduou-se em Farmácia (1994), Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Bioética Clínica pela Cátedra da UNESCO (2003). Como forma de aprimorar sua atuação didática para a Educação formal e não formal cursou Pedagogia (UEM/2012). Representa a UEM, a partir de 2011, junto ao Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) na elaboração, organização e coordenação da Feira de Ciências, Inovação e Engenharias (FICIENCIAS), integra pesquisadores das IES com professores e estudantes da Educação Básicas de todo o Estado do Paraná e das províncias vizinhas do Paraguai e Argentina. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2.


Convidada 3: James Ferreira Moura Junior
Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

ResearchGate

Minibio: Filho de professora de escola pública de Pavuna/Pacatuba/Ceará (terra ancestral da nação indígena Pitaguary) e neto da Dona Nely. Era migrante pendular da classe trabalhadora e agora situado na classe média (que também é classe trabalhadora). Pai de dois filhos cheios de energia e de novidades, Rael (2019) e de Sereno (2020). Parceiro de vida de Natalia Isis com quem compartilho o cotidiano de cuidado dos filhos. Estudo e tento romper os sistemas de opressao colonial que mantem a desigualdade social, a supremacia branca e o cis-hetero-patriarcado. Busco fortalecer processos de resistência comunitária junto com as populações historicamente localizadas em processos de resistência, como as populações indígenas e quilombolas. Sou tambem Professor Adjunto do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Professor Visitante do Center for Human Rights and International Justice do Boston College, Estados Unidos, como Bolsista Fulbright (2021). Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa de pesquisa Capes/Reuni (2015). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com bolsa de pesquisa Capes/Reuni (2012). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Coordena a Rede de Estudos e Afrontamentos das Pobrezas, Discriminações e Resistências (reaPODERE) que desenvolve atividades de ensino crítico, pesquisa e extensão colaborativa. É membro da Red Latinoamericana de Formación en Psicología Comunitaria, do Grupo de Trabalho Psicologia e Pobreza da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) e da Society of Community and Action Research (SCRA), EUA. Tem experiência na área de Psicologia Comunitária no Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM/UFC) a partir de diversas atuações em Projetos de Extensão na zona rural e urbana do Estado do Ceará em comunidades em situação de pobreza. Foi consultor pela UNESCO e pela OIT para o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal na área de avaliação de programas sociais e pela Fundação Oswaldo Cruz.Tem experiência em análises multivariadas de dados e psicometria e metodologias qualitativas como foco na observação participante, pesquisa ação participante e autoetnografia. Realiza pesquisas participativas e decoloniais com populações em situação de pobreza, povos indígenas e quilombolas com foco nos processos de resistência interseccionais. Também, tem estudos sobre autoritarismo, branquitude e elites como estratégia de questionamento de privilégios e desmantelamento de violências coloniais

Share this Page