Museu de Arqueologia e Etnologia
O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (MAE/UFBA) está localizado no sítio arqueológico constituído pelos vestígios arquitetônicos do antigo Real Colégio dos Jesuítas, fundado por religiosos da Ordem Jesuítica no século XVI. O período de construção do edifício estendeu-se de meados do século XVI até a segunda metade do XVII. Sua utilização como colégio jesuítico findou com a expulsão dessa ordem religiosa em 1759. Pouco tempo depois da saída dos jesuítas, o prédio veio a abrigar um hospital militar e, no início do século XIX, instalou-se ali o Real Colégio de Cirurgia da Bahia, o primeiro do gênero no Brasil. Inaugurado em setembro de 1983, o MAE tem suas exposições dispostas em três alas: Prof. Pedro Agostinho, Prof. Valentin Calderón e Antônio Matias, compondo um panorama que vai da atualidade à pré-história. Além das mostras, o museu promove atividades de pesquisa, ensino e extensão, visitas mediadas, ações educativas, eventos, salvamento e guarda de acervos arqueológicos e exposições itinerantes.
Endereço: Faculdade de Medicina da Bahia, subsolo, Centro Histórico do Salvador, s/n, Salvador.
Site: www.mae.ufba.br
Facebook: @MAE
E-mail: mae@ufba.br
Telefones: +55 71 3283-5546
Contato específico para acessibilidade: +55 71 3283-5533
Visitação:
Segunda a sexta-feira: de 9h às 17h.
Entrada paga.
Acessibilidade
- Exposição e obras dispostas em altura acessível.
- Locais de reunião, auditórios, cinemas, teatros, planetários são acessíveis a pessoas em cadeira de rodas e mobilidade reduzida.
- Guia vidente disponível todo o horário de funcionamento.
-
Possui acessibilidade no entorno do museu com acesso adequado e em bom estado de conservação pelos órgãos públicos.
Download
Faça o Download do Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e Caribe completo, gratuitamente, AQUI.
Versões em Português e Espanhol, com ou sem áudio descrição.