Museu de Ciências Morfológicas
Produzir e difundir conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do organismo humano é a proposta do Museu de Ciências Morfológicas, aberto ao público em 1997, no âmbito de um projeto de pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Em suas exposições, explora diferentes formas de abordar avida, procurando reformular conceitos sobre saúde, qualidade de vida, patrimônio, educação e preservação. Fazem parte da exposição permanente: peças anatômicas humanas, embriões e fetos em diferentes estágios de desenvolvimento; fotomicrografas de células e tecidos em microscopia de luz e eletrônica; equipamentos de áudio e vídeo, que ajudam na observação da estrutura organizacional do organismo humano, em diferentes níveis. Réplicas do corpo humano, em dimensões macro e microscópicas, com diferentes texturas, possibilitam a experiência da multissensorialidade na educação científica, inovando e incluindo estudantes com deficiências – especialmente visuais – em atividades interativas com os demais colegas. Dentre as ações educativas, destacam-se atividades lúdicas, minicursos e oficinas para estudantes de diferentes níveis de escolaridade, além de intenso programa de capacitação/atualização de professores de ciências e biologia. O museu é referência quando o assunto é inclusão social, sendo responsável pelo desenvolvimento de diferentes projetos sócio educacionais e de pesquisa envolvendo o público infantil, adolescentes e jovens em situação de risco, idosos, minorias étnicas e comunidades do entorno das escolas.
Endereço: Avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte.
Site: https://www.ufmg.br/rededemuseus/mcm/
Facebook: @museu.de.ciencias.morfologicas.ufmg
E-mail: mcm@icb.ufmg.br
Telefone: +55 31 3409-2776
Contato específico para acessibilidade: mcmagendamento@icb.ufmg.br, +55 31 3409-2776
Visitação:
Mediante agendamento prévio.
Terça a sexta-feira: de 8h às 12h e de 13:30h às 17h, Quinta-feira: de 18:30h às 22h.
Entrada paga.
Acessibilidade
- Entradas e saídas em nível ou que possuem rampas de acesso ou equipamentos eletromecânicos.
- Alguns sanitários acessíveis.
- Alguns serviços como bilheteria, balcão de informações, mesa de apoio são acessíveis.
- Alguns bebedouros acessíveis.
- Estacionamento com vagas reservadas.
- Algumas exposições e obras dispostas em altura acessível.
- Os locais de reunião, auditórios, cinemas, teatros, planetários são acessíveis a pessoas em cadeira de rodas e mobilidade reduzida.
- Piso tátil.
- Algumas placas explicativas, painéis, da exposição estão em braille e/ou pauta ampliada.
- Objetos e peças da exposição podem ser manipulados/tocados.
- Réplicas de obras ou de animais, animais vivos, ou espécimes podem ser manipulados/tocados.
- Computadores para consulta e interação com o teclado e software sintetizadores de voz.
- Guia vidente disponível todo o horário de funcionamento.
- Materiais audiovisuais possuem legendas em português.
- A partir de projetos de pesquisa iniciados em sala de aula a equipe do museu continua aprimorando seus programas de acessibilidade, inclusão social e de pessoas com deficiência. Assim, integrando ciência, arte e educação, desenvolveu tecnologia socioeducacional geradora da coleção "A célula ao alcance da mão", que consiste de réplicas de células, tecidos, órgãos e sistemas orgânicos e reproduz o corpo humano em dimensões macro e microscópicas, utilizando gesso, resina e outros materiais. Cada peça tridimensional, com características e texturas próprias, permite às pessoas com deficiência visual o estudo e aprendizagem do organismo humano através da percepção tátil, possibilitando-lhes compartilhar as atividades práticas de ciências/biologia com os demais colegas (videntes), usando os mesmos instrumentos didáticos em experiências inclusivas e inovadoras. A coleção é acompanhada do livro didático e legendas, ambos editados em braile e tinta, que funcionam como um rico instrumento didático para o ensino interativo e multissensor do corpo humano, para estudantes de todos os níveis, bem como para a comunidade em geral. Esta coleção, além de enriquecer e facilitar o trabalho dos professores, permite ressignificar o ensino de Ciências/Biologia, tornando-o mais real e mais próximo dos alunos.
Download
Faça o Download do Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e Caribe completo, gratuitamente, AQUI.
Versões em Português e Espanhol, com ou sem áudio descrição.