Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP)
Nesse espaço interativo de ciência, a ordem é colocar a mão na massa! Criado em 1980, o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) nasceu em uma pequena sala do prédio histórico alugado pela Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos. Seu objetivo primordial era estreitar os laços entre universidade, escolas e comunidade local, facilitando o acesso da população aos meios e aos resultados da produção científica e cultural da instituição. Um dos primeiros projetos desenvolvidos foi a Experimentoteca, um laboratório de ciências, com kits voltados para o ensino de química, física e biologia. Atualmente, há unidades espalhadas por todo o país. Ao longo dos anos, as atividades demandaram mais espaço e hoje ocupam todo o prédio histórico. Envolvem programações educativas, como olimpíadas de ciências, atividades de informática, exposições permanentes de ciências, minicursos, plantões de auxílio a alunos, visitas científicas monitoradas e capacitação para professores. A divulgação cultural é realizada por meio de sessões de cineclube, exposições itinerantes, cursos de fotografias e atividades lúdicas. Em sua biblioteca, o centro disponibiliza ao público um acervo de livros e periódicos com ênfase nas ciências e coordena os projetos educacionais de Contação de Histórias e Incentivo à Leitura. Conta, ainda, com um Observatório Astronômico aberto ao público, no campus da USP.
Endereço: Rua 9 de julho, 1227, Centro, São Carlos.
Site: www.cdcc.usp.br/
Facebook: @cdccusp
E-mail: cdcc@cdcc.usp.br
Telefone: +55 16 3373-9772, +55 16 3373-8008
Contato específico para acessibilidade: +55 16 3373-8694, visitas@cdcc.usp.br
Visitação:
Terça a sexta-feira: de 8h às 18h
Sábado: de 9h às 12h
Entrada gratuita.
Acessibilidade
- Algumas das entradas e saídas estão em nível ou possuem rampas de acesso ou equipamentos eletromecânicos.
- Sanitários acessíveis.
- Elevadores acessíveis.
- Plataforma elevatória.
- Bebedouros acessíveis.
- Oferece cadeiras de rodas para uso interno.
- Algumas das obras, experimentos interativos e equipamentos da exposição estão dispostas em uma altura acessível para pessoas em cadeira de rodas, mobilidade reduzida ou de baixa estatura.
- Locais de reunião, auditórios, cinemas, teatros, planetários são acessíveis a pessoas em cadeira de rodas e mobilidade reduzida.
- Piso tátil em trechos.
- Alguns equipamentos e experimentos interativos podem ser manipulados por todos.
- Audiodescrição em alguns trechos da exposição.
- Possui alguns computadores para consulta e interação com o teclado e software sintetizadores de voz.
-
Materiais audiovisuais possuem legendas em português.
- São feitas adaptações em visitas para pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida, deficiência mental, Síndrome de Down e Autismo. Nesses casos, os responsáveis pelo programa se juntam ao grupo de monitores para dar um suporte maior.
- Possui visitas monitoradas realizadas a partir do agendamento.
-
Calçada/guia rebaixada para acesso de pessoas em cadeira de rodas e telefone público.
Download
Faça o Download do Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e Caribe completo, gratuitamente, AQUI.
Versões em Português e Espanhol, com ou sem áudio descrição.