Compartilhe/Share

Audiodescrição: É um recurso que promove o acesso aos conteúdos visuais para pessoas com deficiência visual. É uma técnica de descrição clara e objetiva das informações visuais em palavras, por exemplo, informações sobre o objeto e o ambiente, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de legendas e qualquer informação escrita na tela.

 

Braille: Código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas com deficiência visual.

 

Guia intérprete: Profissional que domina um ou mais sistemas de comunicação como Libras, Libras tátil, braille na mão, escrita na mão, Tadoma, Libras em campo reduzido e fala ampliada.

 

Guia vidente: Guia/ mediador vidente é aquele que através de técnicas conduz a pessoa com deficiência visual no espaço. O guia vidente pode descrever, relatar e informar as características, os conteúdos e ainda fornecer informações relevantes e úteis sobre as exposições, serviços e obstáculos encontrados no percurso que possam interessar ao visitante.

 

Língua de sinais: Língua, forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas.

 

Pauta ampliada: Recurso que utiliza fontes de texto maiores que o padrão para auxiliar a leitura por pessoas com baixa visão.

 

Pictograma: Desenho figurativo estilizado que funciona como um signo de uma língua escrita, não transcrevendo e nem tendo relação explícita com a língua oral.

 

Piso tátil: Piso caracterizado pela diferenciação de textura em relação ao piso adjacente, destinado a constituir alerta ou linha guia, perceptível por pessoas com deficiência visual.

 

Plataforma elevatória: Uma plataforma, podendo ser vertical ou inclinada, que tem como função vencer desníveis, de diversas alturas, em edificações de uso público e coletivo.

 

Tadoma: Um método de comunicação utilizado por indivíduos surdo-cegos em que a pessoa surdo-cega posiciona seu polegar na boca do falante e os dedos na mandíbula, visando capturar os movimentos e vibrações do orador.

Share this Page