Live “A língua de sinais é universal? perspectivas nacionais e internacionais”
Data: 18 de novembro
Mediadora: Gabriela Heck
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Instagram Science Capital Brasil
Twitter Science Capital Brasil
Mini Bio: Doutoranda em Educação pela PUCRS (2021-atual), com período sanduíche na Universidade de Newcastle (UK) (2022-atual). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2021). Possui graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura (2018). Faz parte do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Contemporaneidade (CNPq – PUCRS/ 2018-atual), do Grupo de Estudo e Inovação em Língua Brasileira de Sinais (GEIL – CNPq/ 2019-atual) e membra do Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC/ 2020-atual). Atualmente pesquisa temas relacionados à Educação Inclusiva, Educação em Espaços não-formais e sobre o Capital da Ciência (Science Capital) de pessoas com deficiência
Convidada 1: Janaína Pereira Claudio
Professora de Libras – Língua Brasileira de Sinais. Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Mini Bio: Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Atualmente é professora de LIBRAS da Escola de Humanidades e do Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). E é coordenadora do GEIL (Grupo de Estudos e Inovação em Língua Brasileira de Sinais). Tem experiência na área de Educação, de Comunicação e de Letras.
Convidada 2: Lodenir Karnopp
Faculdade de Educação da UFRGS
Mini Bio: Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Estudos Especializados e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Linguística e Letras (PUCRS, 1999). Desenvolve pesquisas no campo dos Estudos Culturais em Educação, com ênfase em Educação de Surdos. É bolsista do CNPq, na modalidade de Produtividade em Pesquisa 1-D. Realizou pesquisas na Gallaudet University, em Washington, DC, Estados Unidos, na modalidade de Pós-Doutoramento no Exterior, com bolsa PDE-CNPq, de 2011 a 2012. Em 2016, recebeu o prêmio de excelência em Pesquisa na Gallaudet University “The Dr Rachel Hartig Award for Research Excellence” do Department of World Languages and Cultures.