Pesquisas em Andamento
Pesquisa realizada pelo Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC) e pela Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP), com o apoio da Associação Brasileira de Centros de Museus de Ciência (ABCMC) e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (DEPDI/SECIS/MCTI). Os seus resultados culminarão em uma publicação que ficará disponível para download gratuito. A união dos dados de todos os museus e centros da região permitirá, por um lado, ter um panorama amplo da acessibilidade nesses locais e das condições em que essas ocorrem. Por outro lado, fornecerá subsídios para futuras iniciativas e políticas públicas para a inclusão da pessoa com deficiência e a garantia do seu direito à cidadania, educação, informação científica de qualidade, cultura e ao lazer.
A pesquisa PublicAcessibilidade realiza, desde 2016, o mapeamento de artigos publicados sobre a temática de acessibilidade em museus, espaços científico-culturais e atividades de divulgação científica no Brasil e América Latina. Perguntas em torno da acessibilidade nesses locais, como “O que está se fazendo a respeito?”, “Quem está fazendo?”, “Como está fazendo?” e “Para quem está fazendo?”, bem como, “O que e quem está pesquisando a respeito”, “Onde estão as lacunas?”, “Quem não está incluído?”, são norteadoras e pertinentes para que possamos refletir sobre os próximos passos no sentido da acessibilidade e da inclusão. O estudo fez um mapeamento dos artigos publicados sobre a temática e apresentou seu panorama até o ano de 2016 no capítulo “Accesibilidad en museos, espacios científico-culturales y acciones de divulgación científica en Brasil ” do livro Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos, publicado pela Fiocruz. Nosso mapeamento é contínuo e essencial para o diagnóstico da produção de artigos na área. Sabemos que existe, ainda, um repertório de textos acadêmicos, como teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso, livros, manuais e publicações de congressos e eventos científicos que também devem ser mapeados e são essenciais para representar a produção científica na área de acessibilidade. Por esse motivo, convidamos todos aqueles que tem publicações na área a nos enviar um e-mail com a sua referência para incluirmos no nosso banco de dados que, em breve, será disponibilizado neste site. E- mail da pesquisa: [email protected]
Autoras:
- Jessica Norberto Rocha
- Juliana Gonçalves
- Laura Cordiolli
- Flávia Ferreira
Este estudo é fruto do TCC de Aline Molenzani, orientado por Jessica Norberto Rocha, no curso de Aperfeiçoamento em Educação Científica da UFMG/ UAB. A pesquisa, desenvolvida em 2015, teve como objetivo principal identificar quais museus de ciências da cidade de São Paulo oferecem recursos para que as pessoas com deficiência possam visitar e participar de suas exposições.
Este estudo é fruto do TCC de Luiz Gustavo Barcellos Inacio, orientado por Jessica Norberto Rocha, no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Neste trabalho foram desenvolvidos “Indicadores de Acessibilidade”, uma proposta de ferramenta para analisar a acessibilidade em exposições científicas e espaços científico-culturais, que permitisse identificar as acessibilidades arquitetônica, atitudinal e comunicacional, e também, os recursos de acessibilidade e o desenho das exposições, contribuindo, assim, para ações e programas institucionais. Para a validação da ferramenta construída, os indicadores foram aplicados no Centro de Ciências Itinerante Caravana da Ciência, da Fundação CECIERJ.
Em 2016 o Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis realizou a pesquisa “Diagnóstico de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências no Brasil e na América Latina” em parceria com a Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP). Com o objetivo de se construir um panorama da acessibilidade nesses locais e das condições em que ocorre, um questionário on line, em português e espanhol, com 60 perguntas abertas e fechadas sobre a acessibilidade física do local e do entorno, visual, auditiva, intelectual, programas educacionais e inclusivos e financiamento foi enviado a espaços científico-culturais da região da América Latina. Neste trabalho, estamos desenvolvendo um recorte dos resultados dessa pesquisa focado nos planetários, observatórios astronômicos e museus e centros de ciências que possuem planetários.
Autores:
- Jessica Norberto Rocha
- Willian Vieira de Abreu
- Aline Oliveira Molenzani
- Luiz Gustavo Barcellos Inacio
Este estudo apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo principal identificar quais centros e museus de ciências do Brasil oferecem recursos de acessibilidade em seus websites para que as pessoas com deficiência possam ter acesso ao conteúdo disponibilizado neste meio de comunicação.
Autores:
- Aline Oliveira Molenzani
- Jessica Norberto Rocha
- Willian Vieira de Abreu
- Daniele Molenzano
Objetiva-se com este trabalho discutir se a inclusão cultural da pessoa com deficiência e acessibilidade a museus e espaços científico-culturais estão previstos na legislação dos países da América Latina e como a temática tem sido abordada nos diferentes documentos oficiais.
Autoras:
- Flávia Barros Ferreira
- Jessica Norberto Rocha
Participações em Eventos
No dia 29 de agosto, a coordenadora do nosso Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis Jessica Norberto Rocha, participou do evento Ciencia, Museos y Sociedad: conversaciones en torno a la mediación en museos de ciencia, realizado no Maloka Museo Interactivo, em Bogotá (Colômbia), organizado pela Musa Iberoamericana: Rede de Museus e Centros de Ciências-Cyted, INCT Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia-Brasil e pela RedPOP.
Jessica Norberto - coordenadora do Grupo MCCAC - participou da mesa coordenada por Luisa Massarani sobre estratégias de como envolver pessoas com deficiência, na conferência anual da Rede de museus e centros de ciências da Europa - Ecsite 2018, realizada em Genebra. As apresentações estarão disponíveis em breve no site do encontro. Clique AQUI para conferir.
https://grupomccac.org/2018/06/14/ecsite2018/
O MCCAC participou do V Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural, organizado pela UFRJ, com quatro trabalhos:
- Grupo de Pesquisa Museus e Centros de Ciências Acessíveis (autoria: Jessica Norberto Rocha, Aline Molenzani, Luiz Gustavo Inacio, Luisa Massarani, Willian Abreu)
- PublicAcessibilidade: mapeando artigos sobre acessibilidade em museus, espaços científico-culturais e ações de divulgação científica no Brasil (autoria: Laura Cordiolli, Jessica Norberto Rocha, Juliana Cardoso Gonçalves, Flávia Barros Ferreira)
- Leis de inclusão da pessoa com deficiência em países da América Latina: diálogos sobre o acesso a museus e espaços científico-culturais (autoria: Flávia Barros Ferreira e Jessica Norberto Rocha)
- Diagnóstico da Acessibilidade do Centro de Ciências Itinerante Caravana da Ciência/ RJ – Brasil (autoria: Luiz Gustavo Inacio e Jessica Norberto Rocha).

Jessica Apresenta a capa do Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e Caribe no Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural.

Luiz Gustavo Apresenta seu trabalho no Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural.
Jessica Norberto Rocha e Willian Abreu apresentaram no XXII Encontro da Associação Brasileira de Planetários, o trabalho “Diagnóstico da Acessibilidade em Planetários e Observatórios Astronômicos do Brasil”. Este trabalho é um recorte dos resultados dos planetários, observatórios astronômicos e museus e centros de ciências que possuem planetários da pesquisa do MCCAC em parceria com a RedPoP “Diagnóstico de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências no Brasil e na América Latina”.

Membros participantes do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Planetários, ocorrida em Belo Horizonte.
Luiz Gustavo Inacio apresentou no 20o ENAST o trabalho “Diagnóstico da Acessibilidade em Planetários e Observatórios Astronômicos do Brasil”. Este trabalho é um recorte dos resultados dos planetários, observatórios astronômicos e museus e centros de ciências que possuem planetários da pesquisa do MCCAC em parceria com a RedPoP “Diagnóstico de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências no Brasil e na América Latina”.
A coordenadora do MCCAC, Jessica Norberto Rocha, apresentou no dia 23/08/2017 os resultados preliminares da pesquisa “Diagnóstico de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências na América Latina” na Sessão especial organizada pela RedPop e Unesco “Divulgación Científica en América Latina: ?dónde estamos y para dónde vamos?”. No mesmo evento, Jessica apresentou a pesquisa “Diagnóstico da Acessibilidade do Centro de Ciências Itinerante Caravana da Ciência/ RJ – Brasil” de autoria de Luiz Gustavo Inacio.

Jessica apresenta sua pesquisa no Encontro da RedPOP.

Mesa no encontro da RedPOP.
A coordenadora do MCCAC, Jessica Norberto Rocha, apresentou a pesquisa PublicAcessibilidade na mesa redonda “Diagnóstico da pesquisa em divulgação científica” no Simpósio “A ciência da divulgação científica: a construção de um campo acadêmico”, organizado pelo Museu da Vida, mestrado acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, ambos da Casa de Oswaldo Cruz, e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia voltado para a Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.
No dia 20/07/ 17, a coordenadora do MCCAC, Jessica Norberto Rocha, participou da mesa redonda “Acessibilidade e divulgação científica: os museus e centros de ciência estão preparados para ser espaços acessíveis?” na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belo Horizonte. Na ocasião, foram apresentados os dados da pesquisa de Diagnóstico de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências na América Latina e outras pesquisas que estão em desenvolvimento pelo Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis e pela RedPOP.
“Acessibilidade e divulgação científica: os museus e centros de ciência estão preparados para ser espaços acessíveis?”
Coordenadora: Gleydes Gambogi Parreira (UFMG)
Palestrantes: Luisa Medeiros Massarani (RedPOP/Museu da Vida – Fiocruz), Jessica Norberto Rocha (Fundação Cecierj e MCCAC) e Viviane Sarraf (Museus Acessíveis)
Aline Molenzani apresentou a pesquisa “Diagnóstico dos recursos de acessibilidade destinado às pessoas com deficiência nos websites dos centros e museus de ciências do Brasil”, de co-autoria de Jessica Norberto Rocha e Daniele Molenzani, no Porto ICRE 17 - International Conference of Research in Education, realizado em Porto, Portugal. presente trabalho apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo principal identificar quais centros e museus de ciências do Brasil oferecem recursos de acessibilidade em seus websites para que as pessoas com deficiência possam ter acesso ao conteúdo disponibilizado neste meio de comunicação.
A coordenadora do MCCAC apresentou no 3 Encontro de Divulgação da Ciência e Cultura, na UNICAMP, a pesquisa “Acessibilidade nos museus e centros de ciências da cidade de São Paulo”. Este estudo é fruto do TCC de Aline Molenzani, orientado por Jessica Norberto Rocha, no curso de Aperfeiçoamento em Educação Científica da UFMG/ UAB. A pesquisa, desenvolvida em 2015, teve como objetivo principal identificar quais museus de ciências da cidade de São Paulo oferecem recursos para que as pessoas com deficiência possam visitar e participar de suas exposições.
Aline Molenzani apresentou sua pesquisa “Acessibilidade nos museus e centros de ciências da cidade de São Paulo” no I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e 13a Jornada de Educação Especial, realizado na UNESP. Este estudo é fruto do seu TCC, orientado por Jessica Norberto Rocha, no curso de Aperfeiçoamento em Educação Científica da UFMG/ UAB. A pesquisa, desenvolvida em 2015, teve como objetivo principal identificar quais museus de ciências da cidade de São Paulo oferecem recursos para que as pessoas com deficiência possam visitar e participar de suas exposições.
A coordenadora do MCCAC, Jessica Norberto Rocha, apresentou no 2O Encontro da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências as pesquisas “Acessibilidade nos museus e centros de ciências da cidade de São Paulo”, de autoria de Aline Molenzani e Jessica Norberto Rocha, e Diagnóstico de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências na América Latina, de autoria o grupo MCCAC.
Aline Molenzani apresentou a pesquisa “Recursos de acessibilidade nos websites dos centros e museus de ciências do Brasil”, de co-autoria de Jessica Norberto Rocha e Daniele Molenzani, no VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, realizado na UFSCAR. Este trabalho apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo principal identificar quais centros e museus de ciências do Brasil oferecem recursos de acessibilidade em seus websites para que as pessoas com deficiência possam ter acesso ao conteúdo disponibilizado neste meio de comunicação.