Compartilhe/Share

Mapeamento de artigos e demais publicações em acessibilidade, museus e divulgação científica

Aqui você encontrará uma lista de artigos e demais publicações a respeito dos temas de acessibilidade, museus e divulgação científica ao longo dos anos.**

Organização:

Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis

Logo do Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis

Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência

Apoio:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

Selecione o ano para ter acesso às publicações:

1 - Artigo: Acessibilidade em planetários e observatórios astronômicos: uma análise de 15 instituições brasileiras

Revista: JCOM America Latina.

Autores: Willian Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Luiz Gustavo Inacio; Aline Molenzani.

Link: DOI 10.22323/3.02020204

Resumo: Planetários e observatórios astronômicos são importantes locais de divulgação científica. Neste artigo, realizamos um recorte da pesquisa “Diagnóstico de Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências na América Latina e Caribe” de modo a analisar os 15 planetários, observatórios e instituições que possuem planetários e/ou observatórios respondentes no Brasil. Notamos que a maior parte das ações foram realizadas em relação à acessibilidade física. Com relação às acessibilidades comunicacional e atitudinal, ainda são poucas as ações que visam a preparação da instituição e que isso ainda não está incorporado na política institucional. Argumentamos que é preciso adotar mais estratégias para a superação das barreiras e que exista um maior aporte de financiamento para a acessibilidade.


2 - Livro: Um museu para todos: manual para programas de acessibilidade.

Autores: Desirée Nobre Salazar.

Link: Repositório


3 - Livro: Manual de accesibilidad para museos .

Autores: Liz Zúñiga Robles.

Link: Repositório


4 - Dissertação: Representação e Práticas de Inclusão em Espaços Museológicos: Pessoas com Deficiência Visual em Museus de Arte.

Autores: Catarina Pereira.

Link: Repositório


5 - Tese: Inclusão em museus: conceitos, trajetórias e práticas.

Autores: Silvilene de Barros Ribeiro Morais.

Link: Repositório


6 - Dissertação: A experiência museal dos idosos no Museu da Vida: acessibilidade, interação e diálogo.

Autores: Denyse Amorim Oliveira.

Link: Arca Fiocruz


7 - Dissertação: A educação inclusiva em espaços não formais: uma análise dos museus de ciências brasileiros.

Autores: Claúdia Celeste Schuindt.

Link: Faça o Download aqui


8 - Artigo: Uma análise da acessibilidade para deficientes visuais na seção Braille da Biblioteca Central da UFPB.

Revista: Biblionline.

Autores: Maricélia Matias Costa; Maria Amélia Teixeira da Silva.

Link: Baixe aqui

Resumo: Na pesquisa foram analisadas as necessidades informacionais dos usuários com deficiência visual total da Seção Braille da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, buscou identificar as necessidades dos usuários da Seção Braille da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); descrever as barreiras informacionais existentes sob a perspectiva dos usuários da Seção Braille da UFPB e; apontar soluções para que essas barreiras sejam desarticuladas satisfazendo as necessidades de informação dos usuários da Seção Braille da UFPB. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, na qual um formulário foi utilizado para coleta de dados, cuja aplicação em virtude da deficiência dos respondentes, foi preenchido pela própria pesquisadora que interagiu com eles. Após a análise dos dados foi possível concluir que no que concerne à acessibilidade, a Biblioteca Central e a Seção Braille da UFPB não possuía até o momento da pesquisa, uma proposta estruturada de serviços que atendam a demanda atual da Universidade. Sugere-se, desse modo, a adequação do ambiente para atender as demandas futuras de estudantes com deficiência visual, utilizando-se para isso a ABNT NBR 9050.


9 - Artigo: (Re) pensando a acessibilidade em ambientes culturais para pessoas com deficiência visual e Transtorno do Espectro Autista.

Revista: Revista Educação, Artes e Inclusão.

Autores: Michele Morgane de Melo Mattos; Sídio Werdes de Sousa Machado; Cristiane Rodrigues Vieira; Ruth Maria Mariani Braz; Viviane de Oliveira Freitas Lione.

Link: Baixe aqui

Resumo: Historicamente, as pessoas com deficiência viveram à margem da sociedade que ia se constituindo voltada para uma parte privilegiada da população. A luta dessas pessoas e das demais que formam o grupo de excluídos socialmente conquistou o direito de acesso e participação nos diversos âmbitos da sociedade. Entretanto, na atualidade, ainda é necessário repensar os espaços físicos e sociais para a garantia de seu acesso a todos. Este artigo trata da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, tendo como objetivo refletir sobre a acessibilidade em ambientes culturais,a partir de uma visita a um museu, pensando nas peculiaridades das pessoas com Deficiência Visual e Transtorno do Espectro Autista, através de uma análise qualitativa do ambiente, de seu acervo e de suas funcionalidades. Como resultado, encontramos pontos positivos no ambiente; entretanto, ainda existem algumas barreiras a serem eliminadas como a falta de tecnologia assistiva e necessidade de adaptações no espaço. Concluímos que os espaços diversos precisam repensar o seu ambiente e promover a acessibilidade de pessoas com deficiência para que elas vivenciem esses espaços de forma autônoma e independente efetivamente, não parcialmente.


10 - Artigo: Museu Do Amanhã: Uma Investigação Tátil Com O Olhar Às Cegas De Quem Vê.

Revista: Revista Práxis.

Autores: Elias dos Santos Silva Junior; Ana Nogueira Braga; Sérgio Rodrigues Bahia; Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto; Ruth Maria Mariani Braz.

Link: Baixe aqui

Resumo: Este artigo tem o objetivo analisar a acessibilidade visando a sustentabilidade social e de apresentar quais seriam os desafios que as pessoas com deficiência visual teriam para se locomoverem pelo ambiente ao visitarem o Museu do Amanhã. Verifica se o Museu do Amanhã observou todas as especificações contidas na norma da NBR 16537/2016 que estabelece os procedimentos de como sinalizar o piso tátil, elaborar projetos e instalações. Avalia a qualidade do seu áudio-guia. Percebe-se interpretações errôneas na aplicação da norma, que podem confundir o visitante com deficiência visual e a falta de observância à sinalização, até mesmo por parte de funcionários e das pessoas em geral, podendo ocasionar eventuais acidentes e inconvenientes. Como recurso metodológico, utilizou-se o pressuposto da pesquisa de campo do tipo observação participante e revisão da literatura sobre o assunto. Conclui que o Museu do Amanhã necessita observar e se adequar à norma da ABNT NBR 16537/2016.


11 - Artigo: Patrícia Roque Martins – Museus (In)Capacitantes: Deficiência, Acessibilidades e Inclusão em Museus de Arte.

Revista: MIDAS Museus e estudos interdisciplinares

Autores: Viviane Panelli Sarraf.

Link: Baixe aqui

Resumo:


12 - Artigo: Acessibilidade para pessoas com deficiência física em locais de lazer.

Revista: Rsearch, Society and Development.

Autores: Laís Marques Pivetta; Aline Sarturi Ponte; Andreisi Carbone Anversa; Miriam Cabrera Corvelo Delboni.

Link: Baixe aqui

Resumo: A acessibilidade contribui para uma melhor qualidade de vida, pois, através de mecanismos acessíveis as pessoas conseguem ter maior participação social e exercer sua cidadania. Todavia, a implementação desses mecanismos ocorre de forma gradual, uma vez que é possível observar que nem todos os espaços estão aptos a atender ao público que necessita de adaptações ambientais. Um dos desafios da acessibilidade universal são as barreiras arquitetônicas, existentes nos mais diversos espaços que implicam na limitação de deslocamento de sujeitos que têm sua mobilidade comprometida por problemas físicos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo identificar a acessibilidade dos espaços de lazer do município de Santa Maria, RS para as pessoas com deficiência física. O processo investigativo foi realizado através da aplicação de um questionário de autoria de Ribeiro (2014), adaptado para a NBR 9050/2015. O resultado obtido mostrou que os locais de lazer da cidade possuem certo grau de acessibilidade, entretanto, é preciso fazer mudanças necessárias para se adequar às exigências da norma atual. Por fim, é possível concluir que nenhum dos locais avaliados está totalmente de acordo com a norma mais recente de acessibilidade.


13 - Artigo: Design inclusivo em centros e museus de ciências: um estudo no campus da Fiocruz, RJ, Brasil.

Revista: Interciencia.

Autores: Gladstonny Silva Lamy; Luciane Ferreira Alcoforado; Orlando Celso Longo; Eduardo Breviglieri.

Link: Baixe aqui

Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a acessibilidade e usabili- dade em centros e museus de ciências, com foco no acervo ex- positivo permanente do Parque da Ciência da Fundação Oswal- do Cruz, Fiocruz, RJ, Brasil. O método propõe a aplicação de um instrumento para verificar as condições de acessibilidade e usabilidade considerando o percurso interno de acesso a o Parque e o equipamento interativo ‘Espelhos Sonoros’. O ins- trumento de avaliação utilizado se organizou sob duas perspec- tivas complementares que abordou a mobilidade e o uso do am- biente construído. Os resultados obtidos demostraram que, em relação à mobilidade, o índice de acessibilidade foi de 52,63% e o índice de interatividade nos domínios físico-motor, sensorial e cognitivo foram de 60,87; 42,11 e 30,00% respectivamente.Quanto ao uso, o índice de usabilidade foi de 76,09% e o ín- dice de interatividade atingiu 78,26% de domínio físico-motor, seguido de 68,42% de domínio sensorial e 63,64% de domínio cognitivo. Conclui-se que o instrumento de avaliação aplica- do viabilizou a construção do diagnóstico da acessibilidade e usabilidade das instalações de centros e museus de ciências, revelando as eventuais situações críticas, a partir do reconhe- cimento das demandas da educação não formal na promoção de ambientes construídos inclusivos. Por fim, destaca-se como contribuição inovadora desse estudo, a elaboração do ‘índice de interatividade’, que reflete por meio de uma percepção ho- lística o desempenho da interação pessoa-ambiente-ocupação dentro dos domínios: físico-motor, sensorial e cognitivo.


14 - Artigo: Ocio inclusivo para personas en el espectro del autismo: algunas experiencias en museos.

Revista: Eikón Imago.

Autores: Carmen Molina Villalba.

Link: Artigo

Resumo: El ocio es un derecho. Todas las personas, sea cual sea su condición, tienen derecho a disfrutar de experiencias de ocio satisfactorias. Sin embargo, cuando hablamos de discapacidad nos encontramos con demasiada frecuencia con programas de ocio organizados según modelos estandarizados orientados a la mera ocupación del tiempo libre, y que no tienen en cuenta la diversidad y la voluntad de los usuarios. El presente artículo estudia las necesidades de las personas autistas para su inclusión plena en los museos y muestra diferentes estudios de caso, para favorecer su presencia normalizada en la sociedad y convertir dichos productos culturales en oferta permanente para los propios museos.


15 - Artigo: Multisensorialidad en la Alhambra: visitas para personas ciegas y con baja visión a la exposición temporal de arte Bab Al-Saria.

Revista: Eikón Imago.

Autores: Silvia Soler Gallego María Olalla Luque Colmenero.

Link: Artigo

Resumo: El objetivo de este artículo es ofrecer una descripción detallada de un proyecto de investigación aplicada en audiodescripción museística. En concreto, se propone un método para llevar a cabo visitas guiadas multisensoriales para personas ciegas y con baja visión (CBV) en museos y exposiciones de arte. Este artículo ofrece muestras de las audiodescripciones e instrucciones verbales para la exploración táctil de imágenes en relieve y réplicas tridimensionales empleadas en visitas para personas CBV a la exposición temporal de arte Bab Al-Saria en la Alhambra de Granada.


16 - TCC: Accesibilidad en el Museo del Vino de Valdepeñas: Guion para una descripción verbal en directo.

Autores: Paula del Carmen Rodríguez Camacho.

Link: TCC

Resumo: El Trabajo Fin de Grado con el título Accesibilidad en el Museo del Vino de Valdepeñas: Guion para una descripción verbal en directo de la alumna Paula Rodríguez Camacho es sumamente original en el ámbito de la traducción accesible, en concreto de la modalidad de audiodescripción para personas con discapacidad visual. Tomando como punto de referencia la accesibilidad museística, la alumna ha sido capaz de elaborar una audioguía, para ser reproducida en directo en el Museo del Vino, de gran calidad y nivel profesional.


17 - Artigo: Accessibility Expectations of Tourists with Disabilities in National Parks.

Revista: Tourism Planning & Development

Autores: Oliver Chikuta; Engelina du Plessis; Melville Saayman.

Link: DOI

Resumo: This study sought to establish the expectations of people with disabilities when they visit national parks. The study has been motivated by the gap between the increasing numbers of people with disabilities worldwide who travel and the adequacy of tourism facilities, especially nature-based tourism facilities for people with disabilities. It was further stimulated by the fact that most of the accessibility standards in existence today have been formulated by policymakers without any consultations with the affected persons. The aim of the study was to develop research-based guidelines to help park management in product development. The study adopted a mixed method approach of both qualitative and quantitative data collections. It also took a cross-dimensional approach by including different dimensions of disabilities in order to get a more balanced view of the expectations of people with disabilities in national parks. The findings of this study revealed that people with disabilities, regardless of their type of disabilities regard employee attitudes highly. They are more worried about the way people treat them than the physical access. It was established that steps and staircases are highly discouraged by people of all embodiments. A set of recommendations was given to inform policy on universal accessibility. © 2018, © 2018 Informa UK Limited, trading as Taylor & Francis Group.


18 - Artigo: Un museo para todos. El proyecto de accesibilidad del Museu d’Història de Manacor.

Revista: Boletín del Museo Arqueológico Nacional

Autores: María José Rivas Antequera Magdalena Salas Burguera.

Link: Artigo

Resumo: En 2017 iniciamos un proyecto de accesibilidad en el Museu d'Història de Manacor para llegar a un mayor número de visitantes y con el objetivo de que la visita a nuestra institución se convierta en una actividad placentera y enriquecedora. En este artículo explicamos los ejes de este proyecto y los pasos llevados a cabo hasta la actualidad.


19 - Artigo: Sensory Museology as a Tool for Social Inclusion.

Revista: Eikón Imago

Autores: Carme Comas Camacho.

Link: Artigo

Resumo: "Los museos han cambiado su centro de interés, del objeto expuesto fríamente, a tener como objetivo principal llegar a todos los públicos. El visitante se entiende como destinatario, comousuario, como eje vertebrador que debe dar sentido a las propuestas, y el museo empieza a entenderse como un espacio abierto, de socialización, de educación e incluso, de ocio. Los Museos de Esplugues han dado un giro en los últimos años para adaptarse a las nuevas exigencias del contexto actual de museos. A través de su programa de accesibilidad, se intenta situar a los museos en el camino de la museología social, de la que surgen diferentes ramas o líneas de investigación completarías: museología inclusiva, museología participativa, museología crítica, entre otras. A partir de 2015, nos iniciamos en una nueva disciplina, la museología sensorial, que nos lleva a afirmar que las actividades sensoriales tienen un gran recorrido como herramientas de inclusión social.


20 - Artigo: Sonic Accessibility: Increasing Social Equity Through the Inclusive Design of Sound in Museums and Heritage Sites

Revista: Curator: The Museum Journal

Autores: William Renel

Link: Artigo

Resumo: Sound and hearing effect everyone, they are not niche issues. Within the inherently multimodal experience of a museum, sound plays a crucial role in defining whether an environment is inclusive or exclusive. Yet sonic accessibility ‐ the multiplicity of ways that sound influences accessibility and social equity ‐ remains under researched in design and narrowly represented in access legislation. This paper charts the contours of sonic exclusion in museums and other heritage sites around three central themes. The first considers the existing relationship between Inclusive Design and sound and introduces the emerging paradigm of ‘auraldiversity’. The second considers the structural sonic barriers that operate outside of the individual in their experience of the museum environment. The final theme attends to the psycho‐emotional sonic disablement experienced by many d/Deaf and disabled people within cultural institutions. The paper serves as a furthering of opportunity to reverse the hegemony of auditory norms within museums and other heritage sites and positions sonic accessibility as a critical pillar in the expanding understanding of the multimodal museum.


21 - Artigo: Towards Reliable Accessibility Assessments of Science Center Exhibits

Revista: Human-Computer Interaction – INTERACT 2019

Autores: Till Halbach; Ingvar Tjøstheim

Link: Artigo

Resumo: A methodology for assessing the degree of accessibility of museum and science center exhibits is proposed in this work. It consists of an exhibit-centric framework with a corresponding score for the accessibility indicators vision, hearing, mobility, motor, and cognition. The scores are achieved by combining the results of an observational study with a supplementary expert evaluation for high reliability. The methodology was successfully applied with pupils in an informal-learning context at Oslo Science Center. We believe it has relevance for and can be applied to other areas such as self-service machines and interactive technical artifacts in general due to its generic nature.


22 - Artigo: Discursos sobre a acessibilidade e seus efeitos de sentidos.

Revista: Interfaces.

Autores: Andressa Marchesan

Link: Artigo

Resumo


23 - Artigo: Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência.

Revista: Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

Autores: José Carlos Vieira Junior;  Jianete Silva Rodrigues de Carvalho Pereira;  Ruth Maria Mariani Braz .

Link: Artigo

Resumo


24 - Artigo: The status of natural history museums’ utilisation of inclusive education practices in the United States of America

Revista: Museum Management and Curatorship

Autores:  M. Aleksander Wysocki

Link: Artigo

Resumo: Although there are examples of museums that use cutting-edge techniques and technologies to facilitate inclusive learning environments, very little is known about the extent that natural history museums have implemented inclusive education practices. The current study examines data from two cross-sectional surveys; a survey of museum education directors and a survey of museum executive directors. The results indicate that a wide variety of inclusive education techniques and services are used by museums. However, progress still needs to be made overall; especially when it comes to offering more accessible learning opportunities to visitors who have visual impairments. The natural history museums of the United States of America have noteworthy and distinctive learning opportunities to offer society, but it is clear that financial restrictions, constraints from older infrastructure, and museum education staff shortages are factors that have hindered some museums’ efforts to create learning environments that are more inclusive.


25 - Artigo: An Independent and Interactive Museum Experience for Blind People.

Revista: W4A '19: Proceedings of the 16th Web For All 2019 Personalization - Personalizing the Web.

Autores: Saki Asakawa; João Guerreiro; Daisuke Sato; Hironabu Takagi; Gragan Ahmetovic; Desi Gonzalez; Kris M. Kitani; Cheiko Asakawa.

Link: Artigo

Resumo


26 - Artigo: Rethinking Disability Symposium Museum of Liverpool.

Revista: Journal of Literary & Cultural Disability Studies.

Autores: Harriet Dunn.

Link: Artigo

Resumo


27 - Artigo: Web information, accessibility and museum ownership.

Revista: International Journal of Tourism Policy (IJTP).

Autores: Andrea Mangani; Luca Bassi.

Link: Artigo

Resumo: When planning a holiday, the pre-trip phase is crucial for persons with disabilities (PWDs) and their families. The potential of the World Wide Web to disseminate information devoted to PWDs and regarding the accessibility of tourism attractions is great. However, the propensity to disseminate information online varies depending on the type of organisation. This paper assesses the impact of the ownership of museums in Tuscany (central Italy) on whether a museum has online information specifically for PWDs. Tuscany is a frequent destination for domestic and foreign tourists and the online communication of museums addresses a large and heterogeneous audience. The empirical analysis shows that public museums tend to deliver more information for PWDs, compared to private and ecclesiastical museums.


28 - Artigo: (Algunos) Proyectos INCLUSIVOS para la Infancia y Juventud en el MUSEO REINA SOFÍA.

Revista: Tarbiya: Revista de investigación e innovación educativa.

Autores: Elena Aparicio Mainar.

Link: Artigo

Resumo: El presente artículo muestra como los programas educativos de accesibilidad concebidos desde la perspectiva del diseño para todos, favorecen el acercamiento inclusivo y plural de los diversos públicos al Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía. Un referente de inclusión y buenas prácticas que ha sabido transformarse durante la última década con las innovaciones pedagógicas participativas y los equipos humanos que lo han constituido. La aportación de experiencias concretas permite seguir la trayectoria de las actividades inclusivas, centradas en la infancia y juventud, desde la educación formal hacia formas expresivas y de comunicación más experimentales como la música, la danza, el teatro o el circo. Y descubrir como a través de los proyectos participativos de media y larga duración, se ha generado la necesidad de hacer de esa inclusión un elemento transversal que traspase las acciones educativas, transforme los espacios arquitectónicos y crezca en el concepto de museo social planteando de manera integral la visibilización y normalización de la accesibilidad universal y de la cultura para todas las personas.


29 - Artigo: Improved access to museum collections without vision: How museum visitors with very low or no vision perceive and process tactile–auditory pictures.

Revista: British Journal of Visual Impairment.

Autores: Torø Graven; Iain Emsley;Nicola Bird; Susan Griffiths.

Link: Artigo

Resumo: This study investigated how museum visitors with very low or no vision perceived and processed tactile pictures and/or audio-descriptions of visual paintings. Two visual paintings were selected and a focus group was established (N = 8). Qualitative interview and observation data were collected. This study found two types of museum visitors: those who explored the tactile picture first and those who rather listened to the audio-description. When exploring each element in the tactile picture, they all started by exploring the element’s global (shape) outline and, when struggling to recognise it, turned to the audio-description. They preferred the audio-description to start describing where their fingers were. Tactile texture attracted their attention, sparked their curiosity, and enabled them to create a mental image of the tactile picture, but also confused them. They preferred the global (element shape) outline to be straightened out, so that curves become angular, and texture only for targeting certain elements.


30 - Artigo: Navigating with peripheral field loss in a museum: learning impairments due to environmental complexity.

Revista: Cognitive Research: Principles and Implications.

Autores: Erica Barhorst-Cates; Kristina Rand; Sarah Creem-Regehr.

Link: Artigo

Resumo


31 - Artigo: Touch as an aesthetic experience

Revista: Journal of Visual Art Practice.

Autores: Jenni Lauwrens.

Link: Artigo

Resumo: "Touch is gaining attention in sensory studies and in art practice where the over-emphasis on sight and visuality in academic discourse is increasingly been questioned. The exhibition The Blind Astronomer (2013) by South African artist Berco Wilsenach participated in this larger critique of visuality by inviting audiences to engage with the works through the sense of touch. In particular, the artworks exposed the limitations of the spectatorial epistemology of modern Western scientific discourse. In this article, I explore some of the ways in which the exhibition questioned long-held assumptions about the primacy of vision in Western science and aesthetics, the relationship between touch and vision, and touch as an aesthetic experience. The eviction of touch from the gallery and museum as well as from what is considered to count as aesthetic experience has led to an absence of language adequate to describing the complex nature of aesthetic touch. I suggest that first-hand accounts of blind peoples’ haptic experiences with art, combined with insights gained from research in psychology as well as experiments by artists who encourage tactile encounters with their work can enrich and enhance how we understand an aesthetic experience that is simultaneously visual and tactile.


32 - Artigo: Touching the stars: Improving NASA 3D printed data sets with blind and visually impaired audiences.

Revista: Journal of Visual Art Practice.

Autores: Kimberly Arcand; April Jubett; Megan Watzke; Sara Price; Kelly Williamson; Peter Edmonds.

Link: Artigo

Resumo: Astronomy has been an inherently visual area of science for millenia, yet a majority of its significant discoveries take place in wavelengths beyond human vision. There are many people, including those with low or no vision, who cannot participate fully in such discoveries if visual media is the primary communication mechanism. Numerous efforts have worked to address equity of accessibility to such knowledge sharing, such as through the creation of three-dimensional (3D) printed data sets. This paper describes progress made through technological and programmatic developments in tactile 3D models using NASA's Chandra X-ray Observatory to improve access to data.


33 - Artigo: Finding Museum Visitors with Autism Spectrum Disorders: Will Art Help In The Search?

Revista: Museum & Society.

Autores: Anthony Wayne Woodruff.

Link: Artigo

Resumo: Visiting a museum can be a tremendously stressful event for families that include children with Autism Spectrum Disorders (ASD).  The goal of this research study was to find what concerns families have when visiting a museum, if there are any intervention materials caregivers prefer, to examine behaviors of children with ASD while in the museum, and to see if an art-making activity after the museum visit could be directly tied to the museum experience.  Results indicated that museums continue to be stressful for families, and parents would like materials to help reduce anxiety in their children before and during the visit.  While in the museum, parents tried to focus their children’s attention on interesting things, but many children became overly excited and desired spaces within the museum to be more active.  Art-making after the museum visit allowed children to reflect back on what they saw and did during their experience.


34 - Artigo: Proposições não técnicas para uma acessibilidade estética em museus: Uma prática de acolhimento e cuidado.

Revista: Estudos e Pesquisas em Psicologia.

Autores: Camila Araújo Alves; Marcia Moraes.

Link: Artigo

Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar a mediação como uma via de acesso para a promoção de acessbilidade estética em espaços culturais e museus. Fudamentado na perspectiva feminista da deficiência, o artigo defende que os corpos deficientes interpelam os dispositivos de acessibilidade que são feitos para as pessoas com deficiência, através das prescrições dos manuais técnicos de acessibilidade. Lançando mão de um investimento metodológico que consiste em fazer a acessibilidade COM as pessoas com deficiência, o artigo indica que a acessibilidade é também uma prática de cuidado e acolhimento cuja finalidade é, em última instância, promover uma acessibilildade estética da obra de arte, pela via da experimentação e do encontro.


35 - Artigo: Traineeships for students with disabilities: a work methodology approach between educational institutions and Fundación Temaikèn,

Revista: Ize Journal.

Autores: Laura López Ojeda.

Link: Artigo

Resumo


36 - Atas/ Anais de Congressos: A survey of networked and Wi-Fi enabled practices to support disabled learners in museums.

Autores: Simon Hayhoe; Helena Garcia Carrisoza; Jonathan Rix; Kieron Sheehy; Jane Seale.

Link: Artigo

Resumo


37 - Comentário: A survey of networked and Wi-Fi enabled practices to support disabled learners in museums.

Revista: Apollo The Iinternational Art Magazine.

Autores: Richard Sandell.

Link: Artigo

Resumo: Ramps, broken lifts, unhelpful displays… To what extent do accessibility measures at cultural institutions reflect a ‘culture of compliance’, rather than a genuine effort to create fully inclusive experiences?


38 - Tese: Del turismo accesible al museo inclusivo: un modelo para la evaluación de la accesibilidad universal en los museos. El caso del cosmocaixa en Barcelona.

Autores: Mònica Molina Hoyo.

Link: http://hdl.handle.net/10803/667277


39 - Capítulo de livro: Experiência de teatro acessível no Museu da Vida.

Autores: Hilda Gomes; Bianca Reis.

Link: http://www.museudavida.fiocruz.br


40 - Artigo: A inclusão de pessoas idosas com deficiência visual na difusão científica.

Revista: EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação.

Autores: Renata Teles da Silva; Luis Paulo de Carvalho Piassi.

Link: DOI


41 - Atas/ Anais de Congressos: Acessibilidade em Museus: O Estado da arte dos museus nacionais portugueses.

Autores: Desirée Nobre Salasar; Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de Souza; Francisca Ferreira Michelon.

Link: Download


42 - Atas/ Anais de Congressos: Acessibilidade para pessoas com deficiência visual: Resultados do Memorial do Anglo UFPel.

Autores: Desirée Nobre Salasar; Francisca Ferreira Michelon.

Link: Download


43 - Atas/ Anais de Congressos: Terapia Ocupacional em Museus: Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência.

Autores: Desirée Nobre Salasar; Francisca Ferreira Michelon; Elcio Alteris dos Santos.

Link: Download


44 - Atas/ Anais de Congressos: Museu da Baronesa para todos: uma questão de acessibilidade.

Autores: Fabiane Rodrigues Moraes; Marcelo Hansen Madail; Annelise Costa Montone.

Link: Download


45 - Atas/ Anais de Congressos: Acessibilidade em museu: processo de mediação poética com surdos

Autores: José Vinícius de Melo Scheffer.

Link: Download


46 - Atas/ Anais de Congressos: Jardim sensorial do Parque das Ciências: uma proposta de espaço para inclusão na interface com a alfabetização científica e educação para a sustentabilidade.

Autores: Elizabeth Romani Magnólia Fernandes; Florêncio de Araújo; Jefferson Fernandes Alves; Rute Alves de Souza; Flávia Roldan Viana.

Link: Download


47 - Atas/ Anais de Congressos: Apresentação e análise da confecção do mapa tátil da exposição “Memórias da Terra” no Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ).

Autores: Nathally Rosário; Tatiana Fonseca; Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro; Patrícia Dornelles.

Link: Download


48 - Atas/ Anais de Congressos: Sensibilização e oficinas sobre Diversidade no Museu de Geodiversidade como estratégia para a acessibilidade em sua dimensão atitudinal.

Autores: Tatiana de Castro Barros Fonseca; Nathally de Almeida Rosário; Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro; Damiane Santos; Patrícia Dorneles.

Link: Download


49 - Atas/ Anais de Congressos: Seminário internacional Acessibilidade em museus e espaços culturais: desafios e Inspirações

Autores: GEPAM - Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade em Museus

Link: Download


50 - Artigo: Listening with Your Eyes: An Accessible Museum for Deaf and Hard-of-Hearing Visitors

Revista: The International Journal of the Inclusive Museum

Autores: Mirjam Eikelenboom; Roos Wattel; Marthe De Vet.

Link: DOI


51 - Artigo: Improving Intellectual Access for Blind and Partially Sighted Visitors to Temporary Exhibitions: An Inclusive Design Solution

Revista: The International Journal of the Inclusive Museum

Autores: Annes Chick

Link: DOI


52 - Artigo: Accessible Museums for Visually Impaired: A Case Study from Istanbul

Revista: Journal of Tourismology

Autores: Fusun Istanbullu Dincer; Hulya Ozcit; Ibrahim Cifci; Bahadir Sezer; Onur Cuneyt Kahraman Simal Sahinoglu.

Link: DOI


53 - Artigo: Acessibilidade em museus: ideias e práticas em construção

Revista: Revista Docência e Cibercultura

Autores: Gabriela Aidar.

Link: DOI


54 - TCC: Estratégias para mediação de crianças e jovens com Deficiência Intelectual no Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ)

Autores:  Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos

Link: 


55 - Dissertação: Mediação Acessível: por uma experiência estética na deficiência

Autores: Lígia Helena Ferreira Zamaro

Link: https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-26122019-122950


56 - Artigo: Acessibilidade do Parque Natural Municipal Victório Siquierolli (Uberlândia/MG) para visitação de pessoas com deficiências física, auditiva e visual

Revista: CVTempespaço

Autores: Ana Beatriz Leça de Lima; Ismail Barra Nova de Melo; Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes-Minasse.

Link: DOI


57 - Artigo: Rio de Janeiro - Uma cidade modelada: um estudo sobre a acessibilidade no centro histórico do Rio de Janeiro

Revista: Humanidades em Revista

Autores: Camila Gomes de Arruda

Link: DOI


58 - Artigo: Passado e presente - um comparativo do turismo acessível entre dois atrativos turísticos do município do Rio de Janeiro

Revista: Fólio - Revista Científica Digital

Autores: José Carlos de Souza Dantas; Carlos Roberto Souza da Silva; Ana Luisa Verdejo Nunez.

Link: Link


59 - Artigo: Acessibilidade nos Museus brasileiros: tendências da produção acadêmica

Revista: Museologia & Interdisciplinaridade

Autores: Cláudia Celeste Schuindt; Camila Silveira.

Link: Link


60 - TCC: Formação dos Mediadores para a Promoção da Inclusão e Acessibilidade de Pessoas com Deficiência e Síndrome de Down: Um Estudo em Três Museus e Centros de Ciência do Rio de Janeiro.

Autores:  Thaís Marques Junger

Link: Download

Como citar (ABNT):

GRUPO MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS ACESSÍVEIS; INSTITUTO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. PublicAcessibilidade: mapeamento de produções acadêmicas sobre acessibilidade, museus e divulgação científica. Disponível em: https://grupomccac.org/publicacessibilidade/. DOI: 10.13140/RG.2.2.16928.81920. Acesso em: [DATA DE ACESSO]

Share this Page